
Confira os resultados da 1ª etapa do Projeto “Diagnóstico Ambiental da Bacia do Rio Piracicaba.
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA BACIA DO RIO PIRACICABA
O projeto “Diagnóstico Ambiental da Bacia do Rio Piracicaba”, liderado pela própria Associação Remo Piracicaba em parceria com a Mérieux Nutrisciences, EcoMol, realizado pelas instituições BluestOne, ICB - Instituto Cerrado do Brasil, Caapuã e vários pesquisadores e cientistas especializados em recursos hídricos, que se uniram no final do ano passado para realizar a 1ª expedição científica para monitorar a saúde do Rio Piracicaba e identificar os impactos dos afluentes no rio, em mais de 30 pontos estratégicos.
A iniciativa surgiu como resposta ao desastre ambiental de 2024, que impactou gravemente a bacia. Seguindo a resolução CONAMA 357, o trabalho está sendo realizado em parceria com o Laboratório Mérieux Nutrisciences, referência em análises químicas e microbiológicas, e com o apoio da Agência PCJ.
A primeira fase do projeto “Diagnóstico Ambiental da Bacia do Rio Piracicaba” ocorreu de 02 a 05 de dezembro. Estão previstas ainda mais 3 expedições durante o ano de 2025, com análises dos mesmos pontos, gerando dados científicos fundamentais e que serão de grande importância para a proteção do Rio Piracicaba e trabalhos de recuperação.
O Programa TERRA DA GENTE DA Rede Globo acompanhou a 1ª Expedição (CLIQUE E ASSISTA)


